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Descubra como fazer ações de venda para reduzir o estoque sem medo de errar!

Promover ações de venda para redução de estoque no ponto de venda é uma excelente maneira de atrair os clientes e aumentar o faturamento. Contudo, para que essa estratégia realmente traga os resultados esperados, é necessário fazer tudo com bastante planejamento e, principalmente, tomando cuidado com a precificação.

Para ajudar você a criar uma campanha como essa, resolvemos elaborar este artigo e oferecer algumas dicas bem valiosas. Quer saber como criar uma estratégia bem eficaz e ver o desempenho do seu negócio melhorar em pouco tempo? Então, você não pode deixar de conferir as dicas deste post!

Os objetivos de fazer ações de venda 

A decisão de fazer ações de venda para redução de estoque no ponto de venda pode ter origem em diversos objetivos, dependendo da necessidade do momento. Entre os principais, podemos citar:

  • aumentar o faturamento em curtíssimo prazo;
  • atrair a atenção de um público maior.

Logo, com esses dois objetivos podemos ver a importância que a estratégia tem e o que ela pode trazer  — desde que tudo tenha sido bem-planejado e executado da maneira adequada.

As vantagens que você pode obter com essa campanha

Adotar essa campanha é algo que proporciona diversas vantagens para o seu negócio. Entre as principais, podemos citar:

  • diminuição do custo do estoque, visto que os produtos ficam menos tempo no depósito;
  • redução de desperdícios por perecibilidade;
  • aumento das vendas em um curto período;
  • atração de novos clientes para a loja;
  • divulgação espontânea por parte dos clientes (que vão indicar as promoções a outras pessoas).

Quer coisa melhor do que adotar uma ação que terá um custo baixo, mas que tem um grande potencial de trazer ótimos retornos para o seu negócio? É assim que funciona as ações de venda para redução de estoque no ponto de venda. 

Apesar de ter que diminuir um pouco a margem de lucro dos produtos, no final das contas, com o aumento das vendas, você acaba ganhando pelo volume e ainda tem a oportunidade de fidelizar novos clientes.

Como fazer ações de venda para redução de estoque no ponto de venda?

acoes de venda para reducao de estoque no ponto de venda

Afinal, como fazer ações de venda para redução de estoque no ponto de venda de forma que ela seja boa tanto para os clientes quanto para o negócio? Nos tópicos a seguir, listamos algumas dicas valiosas que vão ajudar você a criar uma campanha bem-sucedida. Vamos a elas?

Faça um planejamento

Antes de tudo, é fundamental que você planeje como as ações serão feitas, quais itens entrarão em promoção e como será feita a precificação para oferecer os descontos. Sem isso, corre-se um risco grande de prejudicar a rentabilidade da sua empresa ou ter que lidar com prejuízos financeiros.

De preferência, aproveite os produtos que estão em maior quantidade no estoque e aqueles que têm boa procura. Na hora de precificar, considere o custo dos itens, os seus custos operacionais e o desconto que pode oferecer sem afetar seus resultados.

Crie um cronograma para as promoções

É importante que a sua campanha tenha um prazo limitado para acontecer. Pode ser algumas horas, por uns dias ou até os produtos acabarem. O importante é gerar uma sensação de urgência nas pessoas, aumentando as chances de alavancar as vendas.

Porém, uma questão importante acerca disso: deixe bem explícito nos seus meios de comunicação qual é o prazo para as promoções se encerrarem. Dessa forma, evita-se mal-entendidos ou mesmo fazer com que o público se sinta enganado de alguma forma.

Faça anúncios atraentes

De que adianta fazer promoções excelentes, se a notícia não chega até o público? Nesse sentido, é importante anunciar quais ofertas estão sendo colocadas em prática e você pode fazer isso por meio das redes sociais e também de flyers (que podem ser distribuídos na região e ficar na porta da loja).

Coloque todas as informações, com fotos e o preço cobrado. De preferência, também inclua o valor não-promocional ou mesmo o desconto que foi dado. Isso ajuda a chamar ainda mais a atenção do público, que perceberá uma vantagem ali.

Tenha bastante cuidado para garantir que as informações repassadas estejam corretas e que elas realmente são condizentes com os descontos apresentados nas gôndolas. Caso contrário, isso configura propaganda enganosa, os clientes podem se sentir lesados e você ainda prejudica a sua imagem no mercado. Portanto, toda atenção é necessária para que tudo saia como planejado.

Aproveite datas comemorativas

Dia das mães e dia dos pais são algumas das datas especiais que você pode explorar para fazer ações como essas e aumentar as vendas. Você pode fazer uma campanha voltada para um almoço especial ou churrasco, por exemplo, e oferecer algumas boas opções de promoções para atrair os clientes.

Nesse caso, além de planejar a precificação, é bom investir também em um visual que indique o período de ofertas. Isso pode ser feito com elementos de merchandising. Inclua cartazes, promova degustações, organize bem a exposição dos produtos na loja, além de outras estratégias que melhorem a experiência de seus clientes.

Não deixe de avaliar os resultados das campanhas

Por fim, sempre analise suas campanhas sob diversos pontos de vista. Veja se elas trouxeram os resultados esperados, se houve alguma falha, quais foram as oportunidades de melhoria identificadas, entre outras coisas.

Esse processo de aprendizado é fundamental para que você entenda em quais pontos acertou, quais errou, para ressaltar os acertos e evitar cometer os erros novamente. Se possível, deixe sempre tudo documentado, pois você poderá precisar de algumas informações importantes em uma estratégia futura.

A partir daí, fica mais fácil saber quais pontos podem ser mais explorados, se a precificação é adequada, com qual frequência é possível adotar campanhas como essas e, sobretudo, se elas fizeram sucesso com os clientes — afinal, esse é o maior motivo para planejar ações como essa, não é mesmo?

Fazer ações de venda para redução de estoque no ponto de venda serve para movimentar o seu caixa e promover um faturamento mais alto em determinadas épocas. O importante é planejar uma campanha que seja atraente, do ponto de vista dos clientes, e que seja suficiente para alavancar as vendas.

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