Receitas

Comida para criança: 9 opções para fazer a alegria da garotada

No dia 12 de outubro é comemorado, no Brasil, o dia das crianças, diferentemente de outros países do mundo que comemoram a data no dia 20 de novembro. A celebração em homenagem as crianças foi oficializada no calendário Brasileiro pelo Deputado Federal Galdino do Valle Filho em 1924.

Como bem sabemos, a garotada adora algumas receitas diferentes, que saem do tradicional arroz e feijão. Então, que tal aproveitar a data para festejar e oferecer algumas opções bem saborosas e que vão deixar todo mundo feliz? A seguir, listamos 9 opções de comida para criança. Veja quais são elas!

1. Cachorro-quente

cachorro-quente

O cachorro-quente é uma opção bem famosa e que faz alegria como lanche em muitas festinhas de aniversário ou mesmo em alguns encontros mais simples com crianças em casa. Além de ser o maior sucesso entre a garotada, ele também é uma ótima escolha para os adultos que estão envolvidos na organização, já que o preparo é bem simples e rápido. Entre os principais ingredientes para montá-lo, estão:

  • pão (próprio para cachorro-quente);
  • salsicha;
  • molho de tomate;
  • milho;
  • batata palha;
  • ketchup e maionese.

Caso você queira fazer algo mais elaborado, pode incluir outros itens, como o purê de batata (muito tradicional nos hot dogs em São Paulo), queijo, bacon e até ovinho de codorna. O importante é planejar algo que fique bom para todos os envolvidos e faça a alegria das crianças.

2. Sanduíche

sanduiche-hamburguer-de-frango

O sanduíche também é uma ótima opção de comida para criança quando se trata de comemorações. Eles também contam com variações mais simples até as mais completas, com diversos ingredientes. Porém, de maneira geral, você precisa dos seguintes produtos:

  • pão (próprio para hambúrguer);
  • carne de hambúrguer;
  • queijo muçarela;
  • bacon;
  • ovo;
  • alface;
  • tomate;
  • batata palha.

Aqui, a regra é a mesma do cachorro-quente: não tem regras. Veja o que fica melhor para você (na hora de preparar de maneira mais cômoda e servir), ao mesmo tempo em que fica bom para seus convidados.

3. Batata palito

batata-frita

A parte mais legal da batata palito é que ela pode ser oferecida no meio de uma refeição normal (Afinal, quem não gosta daquele famoso menu com bife e batata frita, não é mesmo?), como petisco e até mesmo para acompanhar um lanche, como um hamburguer, por exemplo. 

Se você opta pelos produtos congelados, a praticidade é ainda maior. Elas já vêm cortadas e pré-cozidas, prontas para serem fritas, levadas ao forno ou preparadas na air fryer — e todo o processo leva apenas alguns minutinhos. Ah! Também vale a pena citar que elas ficam muito sequinhas e crocantes.

4. Empanados

nuggets

Entre as opções congeladas,ainda temos os empanados. Esses alimentos fazem muito sucesso com a criançada por serem muito gostosos, mas também agradam os papais por serem muito práticos. você pode comprar:

Se quiser inovar ainda mais, pode-se fazer uma variação bem saborosa e caseira, usando pedaços (em palito) de queijo minas que serão empanados em farinha de trigo, ovo e farinha de rosca (nessa ordem). Independentemente de qual seja a opção escolhida, certamente ela fará muito sucesso com as crianças.

5. Espetinhos

espetinho-de-frango

Os espetinhos mais conhecidos são os de frango — daqueles mesmos, famosos, que são vendidos em lanchonetes, barraquinhas e nos restaurantes na beira da estrada, sabe? No geral, são um tipo de comida que agrada a muitas pessoas.

Para fazê-los em casa, você pode comprar o alimento já pré-preparado e apenas fritar (ou assar) quando for o momento de servir. Nesse caso, a praticidade e a agilidade na cozinha são bem maiores. Caso queira, também pode testar uma variação feita com peixe (em vez do frango).

6. Lasanha

pratos prontos congelados

Massas, no geral, são aquele tipo de alimento que agrada a muitas pessoas. Nesse sentido, a lasanha também é uma excelente alternativa de comida para criança na hora de fugir da rotina e preparar algo diferente.

Há diversos sabores que podem ser preparados e, entre os principais, estão:

7. Torta de frango

receitas com frango desfiado: torta de frango

Quer uma receita fácil e muito saborosa? A dica é a torta de frango. Ela é uma grande aliada na hora de oferecer lanches rápidos, receber bem as visitas inesperadas e até mesmo ter alguma comida para criança “beliscar” enquanto espera a hora certa da refeição principal (almoço ou jantar).

8. Almôndegas

almondega

Almôndegas são bem fáceis de se fazer, mas, se você quer uma comodidade ainda maior, pode comprá-las pré-prontas — o que ajuda a diminuir consideravelmente o tempo de preparo. Elas podem ser servidas sozinhas, como um petisco ou acompanhando alguma outra receita (como o espaguete).

Você pode optar por torná-las divertidas para as crianças utilizando duas bolinhas para fazer os olhos e alguns vegetais para formar o nariz, a boca e os cabelos, por exemplo. Dessa forma, você tem um prato que vai agradar tanto os adultos quanto as crianças.

Além disso, essa estratégia é muito eficaz se você tem problemas com as crianças que mostram certa resistência na hora de comer — principalmente aquelas que não gostam das refeições tradicionais e que envolvem saladas.

9. Pão de queijo

Dificilmente a gente vê alguém falando que não gosta de pão de queijo, uma guloseima tão saborosa e apreciada como essa não pode ficar de fora dessa lista. Ele pode ser servido no café da manhã, no café da tarde e em qualquer ocasião que requer um lanchinho rápido e prático.

Caso queira incrementar, pode usar requeijão e patês (como o de atum, o de presunto e o de tomate seco) para colocar como recheio. Dessa forma, você consegue tornar algo simples em uma comidinha mais elaborada e bem mais apetitosa.

Quando pensamos em comida para criança, a preocupação está sempre voltada para alimentos mais saudáveis e refeições balanceadas. Porém, de vez em quando está tudo bem em sair da rotina, principalmente quando falamos de festas e comemorações (como é o dia das crianças). É aí que as opções listadas acima entram em cena e fazem a alegria da garotada — e dos adultos também!

O que achou das comidinhas que mostramos neste post? Tem alguma que seria a sua primeira opção na hora de fazer um lanche mais descontraído? Aproveite para compartilhar o conteúdo com outras mães e “trocar figurinhas” sobre outras receitas diferentes. Quem sabe assim você não sai com mais ideias para adotar nas festas?

COMPARTILHE ISSO:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *