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Confira algumas dicas de como atrair clientes para a sua mercearia!

Saber como atrair mais clientes é um dos objetivos de muitos empreendedores. Afinal, é assim que se consegue aumentar o faturamento e tornar o negócio mais competitivo no mercado. Porém, uma boa estratégia vai muito além de ter preços mais atraentes.

A seguir, listamos algumas dicas valiosas para ajudar você com essa missão e a aumentar a sua carteira de clientes. Quer saber quais são elas? É só continuar a leitura e conferir os detalhes agora mesmo!

Faça uma boa divulgação

Sabe aquele ditado que diz que “quem não é visto, não é lembrado”? Lembre-se disso na hora de fazer a gestão do seu negócio e invista em divulgação. Você pode fazer flyers, anunciar em carros de som na região e aproveitar as redes sociais e ferramentas online para manter o relacionamento com o seu público.

Ofereça produtos diversificados e de qualidade

Pensando com o ponto de vista de um cliente, você compraria de um estabelecimento que não oferece produtos diversificados e de qualidade? Isso é um fator de muita importância para o público e afeta também o seu negócio.

Por isso, é fundamental estabelecer parcerias sólidas e com fornecedores confiáveis, que têm bons produtos e que serão excelentes parceiros de negócios, ajudando no sucesso da sua mercearia.

Tenha uma equipe treinada

Apesar de alguns empreendedores enxergarem o treinamento de pessoal como um custo alto, é importante entender os resultados positivos que ele pode trazer para o negócio. Porém, para que isso seja possível, é necessário fazer um diagnóstico da situação atual.

Primeiro, deve-se entender quais pontos precisam ser aprimorados na equipe e listá-los por ordem de prioridade — principalmente a capacitação em relação ao atendimento ao cliente. Depois, basta programar um treinamento que ofereça um custo satisfatório, e, ao mesmo tempo, seja eficaz.

Ofereça um bom atendimento

Todo cliente gosta de se sentir acolhido e bem tratado ao entrar em um estabelecimento. Quando isso não acontece, existem grandes chances de que ele não volte para comprar em uma nova oportunidade e de fazer uma avaliação negativa da sua empresa para outras pessoas.

Portanto, essa é a hora de colocar o treinamento dos colaboradores em prática e oferecer um bom relacionamento. Além disso, também é importante se certificar de que o ambiente está sempre limpo e organizado.

Se possível, invista em tecnologia. Um bom sistema de gestão e de PDV vai ajudar a atender os clientes com mais agilidade, diminuindo as filas. Além disso, ele também facilita o trabalho dos colaboradores, uma vez que automatiza algumas rotinas.

Faça parcerias com fornecedores

Os fornecedores são fundamentais para o sucesso do seu negócio. Por meio de um bom relacionamento e uma rotina de compras bem-estruturada, você consegue organizar melhor o seu estoque, garantindo que ele esteja sempre abastecido e que não faltem produtos para os clientes na prateleira.

Devido a isso, é importante coordenar os processos e contar com uma logística eficiente, que consiga entregar as mercadorias constantemente e em tempo hábil. É aí que entra a importância de selecionar bem quem serão seus fornecedores. 

Aqui vão algumas dicas que podem ajudar você a fazer um bom processo de seleção desses parceiros:

  • pesquise sobre a reputação e o tempo de atuação da empresa no mercado;
  • veja se ela é reconhecida pelo trabalho (se tiver certificações, melhor ainda);
  • avalie a logística e verifique qual é a periodicidade de entrega;
  • questione sobre as formas e prazos para pagamento;
  • priorize o custo-benefício. Nem sempre o mais barato é o pior, assim como o mais caro não é, necessariamente, o que tem a qualidade mais alta.

Estude seus concorrentes

A concorrência deve ser uma preocupação sempre, seja para saber como o mercado está reagindo ou para ficar por dentro das novas tendências. Assim, você pode se antecipar e investir na criação de novas estratégias para vendas de produtos. Isso permitirá que você esteja sempre um passo à frente na corrida em busca de fidelização de clientes.

Por isso, vale muito estudar os tipos de serviços que seus concorrentes oferecem, os preços que eles estão aplicando e em quais estratégias estão acertando ou errando. A partir das informações que conseguir coletar, você pode avaliar quais ações podem ser adaptadas e aplicadas ao seu negócio.

Essa prática é conhecida no mercado como benchmarking. Mas atenção, não se trata de copiar tudo que os seus concorrentes fazem. A ideia é aprimorar os pontos fortes e aprender com os erros das outras empresas, evitando cometê-los no seu negócio.

Aposte nas promoções limitadas

Uma excelente maneira de atrair mais clientes e aumentar as vendas na mercearia é convencê-los de que correm o risco de perder alguma promoção. Isso é chamado de gatilho mental de urgência e pode ser explorado com promoções que têm um tempo limitado para acontecer.

Para fazer essa ação dar certo, é fundamental saber fazer a divulgação e a exposição dos itens que estão com preços mais atrativos, sempre informando detalhadamente o tempo de duração da oferta, as condições para a compra do produto e quanto o cliente estará economizando ao aproveitar a oportunidade.

Expondo essas informações, você simplifica a tomada de decisão, fazendo com que o cliente compre ali no calor do momento e evite ficar pensando muito sobre concluir a compra. Com uma boa comunicação, você alcança um público ainda maior, sem contar a possibilidade de esses consumidores contarem sobre as promoções para outros potenciais compradores.

Não podemos deixar de lembrar que o marketing boca a boca ainda é o mais eficaz, não é mesmo? Então, planeje bem as suas ofertas e não se esqueça de garantir um atendimento de qualidade.

Se você quer saber como atrair mais clientes, precisa ter sempre em mente que é importante criar e manter um bom relacionamento com o seu público. Isso envolve, basicamente, uma comunicação eficaz, bom atendimento e ofertas atraentes. Com tudo isso, você aumenta as chances de ampliar seu faturamento e de fidelizar os consumidores.

Gostou do artigo? Quer aproveitar para aprimorar a gestão do seu negócio? Então, você não pode deixar de conferir o nosso manual do mercadinho e as dicas para ter um negócio bem-sucedido!

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