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Quer saber como calcular margem de lucro na sua empresa? Descubra aqui!

Certamente, você já entende a importância de cuidar das questões administrativas do seu negócio para que ele dê bons resultados, principalmente quando falamos da parte financeira. Então, você precisa conhecer, gerenciar e tomar boas decisões no que diz respeito ao faturamento, aos custos, ao lucro, ao capital de giro e à margem de lucro, por exemplo.

Por falar nisso, você sabe como calcular margem de lucro em sua empresa? Acompanhar esse dado é fundamental para manter as finanças no azul. Neste artigo, vamos explicar melhor as questões relacionadas a ela e por que é tão importante. Quer saber mais sobre o tema? É só continuar a leitura e conferir agora mesmo!

O que é lucro?

De forma resumida, o lucro pode ser definido como o resultado positivo das vendas de produtos ou serviços, depois que são descontados os custos que se tem com a operação, como o valor gasto com a compra de mercadorias, por exemplo. Então, se mesmo depois de pagar as contas ainda sobrar dinheiro, você terá lucrado. O contrário disso é prejuízo, quando o seu caixa fica negativo no fechamento do período — o desempenho que todo mundo quer evitar.

O que é a margem de lucro?

Agora que você relembrou o que é o lucro, vamos falar sobre a margem de lucro, que está totalmente ligada ao resultado do negócio. Ela nada mais é do que um percentual que você adiciona aos custos totais de determinado produto na hora de fazer a precificação.

Em outras palavras, o preço final de venda das suas mercadorias deve considerar todos os custos de sua operação, e também o lucro que se espera ganhar sempre que um consumidor fizer a compra.

Sendo assim, você precisa calcular uma margem para que as vendas em seu mercado tragam um lucro satisfatório, independentemente do item que está sendo vendido. Todos eles devem ter esse percentual acrescido no preço de venda, mesmo que esse número seja diferente dependendo do setor. 

Dessa forma, um item de padaria não terá a mesma margem de um produto de limpeza ou dos frios e congelados, por exemplo.

Por que calcular a margem de lucro?

É por meio da margem de lucro que você sabe exatamente quanto sobra do valor que é cobrado pelos produtos. Então, se você vende um item a R$20 e ele teve um custo de R$15, sobra R$5 de lucro. Portanto, sua margem foi de 25% para a mercadoria em questão.

Além disso, ela ajuda a entender melhor a saúde financeira do seu negócio. Se você não vem obtendo um lucro satisfatório de forma recorrente, é sinal de que os seus custos estão elevados ou que a sua margem está baixa demais — e, portanto, não é suficiente para proporcionar o retorno desejado.

Logo, quando for avaliar o desempenho financeiro da sua empresa em determinado período, não se apegue apenas ao faturamento que foi obtido. Ele mostra um número bruto, que ainda precisa ter os custos e as despesas abatidas até se chegar ao lucro líquido. Esses dispêndios geram um impacto considerável nas finanças.

Além disso, antes de tomar qualquer decisão, é preciso olhar sempre para os outros indicadores. São eles que vão mostrar as melhorias que precisam ser feitas. É aí que entra a análise da margem de lucro.

Pode ser que você perceba que os resultados estão aquém em decorrência de uma margem mais baixa, ou que as vendas não vão bem justamente pelo fato de você querer um lucro bem acima do que o mercado pratica — o que torna os produtos mais caros do que na concorrência, afastando os clientes.

Afinal, como calcular a margem de lucro do negócio?

Já que você está por dentro dos conceitos e da importância de entender a margem de lucro, vamos mostrar agora como calculá-la na sua empresa. Para facilitar o entendimento, vamos usar um exemplo simples e com números.

Supondo que o faturamento da sua empresa tenha sido de R$30 mil no mês e ao levantar os custos, você percebe que gastou R$12 mil para garantir que as suas atividades funcionassem. Isso inclui:

  • o preço dos produtos/pagamento aos fornecedores;
  • o aluguel da loja;
  • a conta de energia elétrica;
  • a conta de água;
  • a conta de internet;
  • o pagamento de funcionários;
  • o pagamento de impostos.

Assim, você teve um lucro de R$18 mil, mas essa ainda não é a sua margem.

Para saber como calcular a margem de lucro, basta usar a seguinte fórmula:

Margem de lucro = (resultado (lucro ou prejuízo) / faturamento) x 100

Então, vamos lá:

  • Faturamento: R$30 mil;
  • Custos: R$12 mil;
  • Lucro: R$18 mil.

Margem de lucro = (18.000 / 30.000) x 100 = 60%

Como resultado, a sua empresa apresentou uma margem de lucro de 60% no período em questão. Contudo, aqui, estamos falando dos ganhos do negócio como um todo. O ideal é que esse cálculo seja feito para todos os produtos, já que os setores de um mercado podem ter margens diferentes.

Além do mais, não se esqueça que esse é um ponto fundamental na hora de precificar as mercadorias para a venda.

Não é possível definir qual seria uma margem de lucro ideal, pois isso depende de vários fatores, como o ramo de atuação, o porte da empresa e até mesmo os objetivos do negócio. No varejo, a estimativa é a de que ela gire em torno de 4% sobre o total das vendas.

Para determinar a margem a ser praticada nos seus produtos, procure estudar qual é a média aplicada pelos seus concorrentes. Dessa forma, você evita fazer uma precificação muito acima (o que pode afastar possíveis clientes) ou bem abaixo (o que deixa os seus ganhos aquém do potencial que eles podem alcançar).

Viu só como calcular margem de lucro não é uma tarefa muito complexa? A parte de maior trabalho é fazer esse acompanhamento por produto e garantir que ela seja suficiente para gerar lucro para o negócio, ao mesmo tempo em que não torna as mercadorias caras demais (sem algo que justifique o valor). E aí, tem mais alguma dúvida quando o assunto é gestão?

Caso queira acompanhar outros conteúdos voltados para os negócios, não deixe de conferir a nossa categoria “Revendedores” no blog. Lá, você encontra diversos posts que vão ajudar a aumentar seus conhecimentos sobre administração!

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