Consumidores

Quer saber como ganhar renda extra com comida? 5 opções de alimentos para comercializar!

Por acaso você está pensando em alguma forma de complementar o salário? Há várias formas de se conseguir uma grana a mais e  cozinhar é uma delas. Então, como já sabemos que esse é um caminho que pode ser seguido e bem-sucedido, é hora de partir para o planejamento.

Quer saber como ganhar renda extra com comida? Elaboramos este artigo para ajudar você a entender o que é necessário, quais cuidados devem ser tomados e apresentar algumas opções que podem ser vendidas. Veja só!

Conheça os dados do setor de alimentação

No ano de 2018, o faturamento do setor de alimentos cresceu cerca de 2% e só no primeiro semestre de 2019, o aumento foi de 1,3%. Se o cenário é favorável para a indústria, que está lá na pontinha do processo, isso significa que o momento também é positivo para quem vende diretamente para os consumidores.

Caso contrário, se a procura e as vendas estivessem em baixa, isso se refletiria também nos produtores. Então, por aí já podemos ver que as perspectivas são boas para quem deseja apostar nessa área.

Veja quais são os cuidados necessários 

Apesar das boas possibilidades que se tem de ganhar renda extra com comida, você deve ter em mente que precisa tomar uma série de cuidados, principalmente no que diz respeito à manipulação de alimentos.

É necessário, antes de tudo, pensar em uma forma de armazenar os produtos de forma adequada e sempre priorizando a higiene ao máximo — afinal, é a saúde dos seus clientes e a sua imagem que estão em jogo.

Também é importante obter licenças com a Vigilância Sanitária e respeitar as demais exigências do município. A prefeitura e o Sebrae podem ajudar com as orientações necessárias e indicar qual é o passo a passo correto, além da legislação que precisa ser cumprida nesses casos.

Use ingredientes de qualidade

Não adianta querer utilizar ingredientes de qualidade inferior para tentar economizar. Provavelmente seus clientes vão perceber e isso prejudica a sua reputação. Logo, é melhor comprar materiais melhores e cobrar um pouco mais caro — e aí as pessoas vão perceber que estão pagando por algo que é realmente bom.

Na hora de ir às compras, sempre dê preferência para marcas e fornecedores que já são consolidados no mercado e têm uma boa reputação. Essa é uma das formas de garantir alimentos de qualidade.

Cuidado com a precificação

Quando você for colocar preço nos seus produtos, lembre-se sempre de considerar todos os custos que teve para produzi-los (não apenas os ingredientes), o que envolve:

  • o gás usado;
  • o gasto para realizar entregas;
  • as embalagens.

Além disso, também é importante acrescentar a margem de lucro que se espera obter com a venda de cada item. Assim, você ganha dinheiro suficiente para repor o gasto e ainda fazer a renda extra que precisa.

Divulgue seu trabalho

Quer ganhar mais clientes e ampliar os seus ganhos vendendo comida? Então, faça um trabalho de divulgação. Além de contar com o famoso “boca a boca”, de seus clientes recomendando seus produtos, vale a pena ter um WhatsApp para realizar o atendimento e enviar promoções, criar conta nas redes sociais e até mesmo investir em panfletos (dependendo da sua disponibilidade financeira).

Veja 5 opções de alimentos para ganhar renda extra com comida

Se você quer seguir com esses planos de trabalhar com alimentação, mas ainda não tem muita ideia do que colocar em prática, vai gostar das sugestões que listamos a seguir. São 5 opções para investir.

1. Pães caseiros

Produtos artesanais têm um apelo muito grande com o público. Aqui, cabem várias opções, como:

  • tradicional;
  • integral;
  • rústico;
  • recheados (com frango, calabresa ou presunto e muçarela, por exemplo);
  • roscas (salgadas e doces).

Caso você tenha um nível de habilidade maior para produzir esse tipo de alimento, pode apostar na fermentação natural e utilizar isso para chamar a atenção das pessoas. Veja também a viabilidade de incluir opções para pessoas com restrições (como ao glúten), já que esse é um nicho que tem crescido bastante.

2. Salgadinhos

o que servir para visitas inesperadas

Outra excelente opção para fazer renda extra com comida é apostar nos salgadinhos de festa (para os mais variados tipos de eventos ou mesmo direto para os consumidores, em bandejinhas). 

Nesse caso, o investimento não é muito alto, mas é preciso ter habilidade para trabalhar as diversas opções, que incluem:

  • coxinha de frango;
  • quibe;
  • pastelzinho de milho;
  • pastelzinho de carne moída;
  • bolinha de presunto e queijo;
  • empadinha.

3. Tortas ou empadas de frango

receitas com frango desfiado

Por falar em empadinha, elas também são boas opções para a venda, além de ter a alternativa da torta de frango. Elas podem ser oferecidas tanto no pedaço (para ajudar quem quer fazer lanches rápidos) quanto inteiras.

4. Pães de queijo

Quem não gosta de um pão de queijo bem quentinho para a hora do café? Para vendê-los, você pode oferecer a unidade ou porções com quantidades e preços bem definidos.

5. Brigadeiro de colher

Agora, uma opção de doce para vender é o brigadeiro de colher. Eles sempre têm bastante saída (afinal, são poucas pessoas que resistem a um chocolate ou doce, principalmente após as refeições) e podem ajudar você a ter bastante lucro.

Viu só como existem diversas opções para conseguir um dinheiro a mais no fim do mês? Agora que você sabe como ganhar renda extra com comida, fica mais fácil começar a se organizar e colocar as ideias em prática, não acha? Dependendo da forma como você conduzir o negócio, ele pode se tornar um verdadeiro empreendimento e até mesmo virar a sua ocupação principal futuramente. 

Gostou deste artigo e quer saber mais sobre as opções que você pode fazer em casa para revenda? Aqui no blog, temos diversas receitas publicadas que servem como um excelente ponto de partida. Que tal testá-las com familiares e amigos? Depois, é só aperfeiçoar suas habilidades e ir para a prática!

Posts Relacionados

COMPARTILHE ISSO:

5 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *