Consumidores

Veja estas 5 dicas de como organizar o freezer e facilite a sua rotina a partir de hoje!

Você sabe como organizar o freezer? Apesar de algumas pessoas não darem a devida atenção para essa tarefa, ela é fundamental para evitar desperdícios de alimentos e ainda otimizar o seu tempo no dia a dia — já que se separa os itens em porções menores e facilita a visualização do que está disponível para preparo.

Foi pensando nisso que surgiu a ideia de elaborar este artigo. Nele, listamos 5 dicas simples, mas bem valiosas, que vão te ajudar nessa tarefa. Quer ter mais um pedacinho da sua rotina otimizado? Então, continue com a gente e confira agora mesmo!

1. Etiquete todos os alimentos

Criar rótulos para os alimentos é uma das melhores formas de organizar o freezer, principalmente pelo fato de que as etiquetas mostram há quanto tempo os itens estão guardados ali. Consequentemente, evita-se que eles fiquem velhos ou sejam desperdiçados.

Independentemente se o alimento for caseiro, comprado ou aquele prato pronto congelado, vale a pena etiquetar cada divisão feita, indicando o nome do item, a quantidade de porções em cada embalagem e, principalmente, a data em que ele está sendo congelado.

Caso não queira utilizar etiquetas, pode escrever diretamente nos sacos próprios para o congelamento (estilo ziploc) com um marcador. No caso dos frascos, tanto de vidro quanto de plástico, a melhor opção ainda é usar um adesivo.

Não se esqueça de colocar os alimentos mais “velhos” na frente dos mais novos para que eles sejam consumidos primeiramente. Essa também é uma dica que ajuda a otimizar o consumo e evitar  que esses itens acabem indo para o lixo — visto que, eles têm prazo de validade.

2. Organize bem a porta

Na porta do freezer, devem ficar os alimentos que são usados com mais frequência, que têm uma validade menor ou que são consumidos de uma só vez. Nesse caso, estão:

Isso é importante, pois os itens que estão nessa parte do freezer sofrem maior variação de temperatura, ou seja, realmente precisam ser utilizados dentro de um prazo menor.

3. Arrume de acordo com o tamanho

Colocar os itens menores na frente é bom porque permite visualizar com mais facilidade tudo o que está ali disponível. Por outro lado, há quem prefira organizar o freezer na ordem contrária: os tamanhos pequenos ficam mais ao fundo (o que ajuda a evitar certa bagunça na hora de tirar uma embalagem grande, por exemplo.

Independentemente de qual seja a sua preferência, o importante é encontrar um sistema que faça mais sentido para você. De repente, a melhor saída é colocar todos os grandes de um lado e os pequenos do outro. Basta definir o melhor lugar para cada coisa, mas sempre seguindo aquela ordem dos mais velhos para os mais novos.

4. Ordene os alimentos por tipo

Outro ponto que você precisa saber sobre como organizar o freezer envolve a organização de acordo com o tipo de alimento. Então, na prática, você vai colocar os crus separados dos prontos, os de uso imediato dos que podem ser guardados por mais tempo e assim por diante — seguindo a mesma dica anterior de criar um sistema que faça mais sentido para a sua rotina.

Outra ação que vai ajudar bastante é dividir os alimentos em quantidades menores, de forma que cada embalagem seja suficiente para preparar uma refeição para a quantidade de pessoas que tem aí na sua casa. 

Além disso, carnes, aves e peixes crus devem ser colocados em embalagens bem vedadas, evitando uma possível contaminação cruzada. Vale usar saquinhos, embalagens de plástico e de vidro, desde que tenham tampa.

5. Dê preferência para as vasilhas quadradas ou retangulares

Quando você utiliza embalagens redondas ou cilíndricas, acaba perdendo espaço dentro do congelador, nas quinas e entre elas. Então, outra dica bem valiosa é utilizar potes e saquinhos quadrados ou retangulares. Assim, eles vão se encaixar perfeitamente, ocupar menos espaço e ajudar a manter seu freezer mais organizado.

Bônus: saiba quais alimentos não podem ser congelados

Congelar alimentos é uma estratégia bem prática que nos ajuda no dia a dia. É por meio dela que podemos aproveitar uma promoção (comprando a mais), evitar possíveis desperdícios e criar frações dos itens, que facilitam bastante na hora de preparar as refeições.

Entretanto, é necessário saber que nem todos os alimentos poderão ser levados ao freezer, pelos mais variados motivos. Entre eles, podemos citar:

  • carne defumada ou salgada, pois têm as propriedades alteradas;
  • ovos crus ou cozidos com cascas, porque deixa a gema com um aspecto granulado;
  • vegetais frescos e folhas verdes que são preparados crus, já que além de terem as propriedades alteradas, acabam mudando a textura original;
  • tomates crus, também têm as propriedades alteradas, assim como os vegetais;
  • tubérculos, como batatas, já que perdem textura e sabor (exceto a mandioca);
  • preparos que têm o amido de milho como ingrediente (como pudim e manjar), visto que têm as propriedades alteradas;
  • maionese, uma vez que, depois de congelada, faz o óleo se separar dos outros ingredientes;
  • gelatina pronta, pois ela se cristaliza;
  • doces caramelizados, pudins de clara, curau e laticínios (como leite fresco, creme de leite, leite condensado e iogurte), pois também têm suas propriedades alteradas;
  • gelatina depois de pronta, já que fica com um aspecto cristalizado e tem o sabor levemente alterado.

Viu só como organizar o freezer é mais simples do que se imagina? Como benefício, você passa menos tempo procurando os alimentos, diminui perdas e conta com porções ideais na hora de preparar as refeições. Definitivamente, é uma prática que só traz vantagem para o seu dia a dia — mesmo que ela não seja a mais querida da maioria das pessoas.

Gostou das nossas dicas para organizar o seu freezer? Então, que tal aprender um pouco mais sobre como descongelar alimentos? Preparamos um conteúdo especialmente para mostrar como descongelar frango de maneira segura. Não deixe de conferir!

Posts Relacionados

COMPARTILHE ISSO:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *