Consumidores

O que devo considerar ao comprar alimentos congelados?

Na hora de fazer as compras de casa, sempre surge aquela dúvida de qual é a melhor marca para se adquirir, principalmente porque isso varia de pessoa para pessoa. Enquanto uns preferem focar no custo-benefício, outros dão atenção apenas para o preço e compram o que é melhor para o bolso, sem considerar muito a qualidade. No que diz respeito aos alimentos congelados, isso não é diferente.

Pensando nisso, resolvemos elaborar este artigo e mostrar quais critérios podem ser considerados na hora de fazer as aquisições de produtos alimentícios. Quer saber como levar vantagem nisso? Então, não deixe de conferir nossas dicas a seguir!

Dê preferência às marcas mais renomadas

Ao comprar alimentos congelados, prefira aqueles que são produzidos por marcas que já tem tradição e boa reputação nesse meio. Esse é um grande indicador de que os produtos são de qualidade. Afinal, para ser reconhecido entre os clientes, por tanto tempo, em um mercado tão competitivo, é necessário oferecer garantias sobre a procedência das mercadorias e o cuidado na produção.

Verifique a reputação da empresa no mercado

Por falar em reputação, vale a pena fazer uma breve pesquisa sobre as marcas que você considera comprar e ver o que está sendo dito sobre elas na internet. Dessa forma, você consegue descobrir o que as pessoas acham dos produtos, quais são suas principais reclamações e até mesmo se existe algum problema recorrente.

A partir daí, é melhor evitar aquelas que estão envolvidas em polêmicas ou que é famosa por não entregar mercadorias confiáveis e de qualidade, por exemplo. Com alguns minutos, você já saberá quais são as melhores opções e quais nomes é melhor evitar.

Avalie o mix de produtos oferecidos

comprar alimentos congelados

Veja qual é o mix de produtos que o fornecedor de alimentos congelados oferece. Quanto maior ele for, mais opções você terá na hora da compra. Dessa forma, fica até mais fácil fazer as suas aquisições, já que é possível associar a qualidade de um produto para os demais. Assim, sempre que for pensar em comprar um novo tipo de produto, você tem uma segurança ainda maior no que diz respeito à qualidade.

Além disso, esse é um grande indicativo de que a empresa se preocupa em atender às necessidades de seus consumidores e busca diversificar a carteira de produtos para satisfazer os mais variados paladares e exigências.

Verifique a qualidade dos produtos

Como saber se um produto (e determinada marca) é de qualidade? Uma das opções consiste em avaliar os prêmios que a empresa já conquistou no mercado. Esse reconhecimento só mostra os esforços que as organizações têm para oferecer o que há de melhor para o seu público. Isso inclui:

Outra forma de identificar isso é verificar a opinião das pessoas na internet, principalmente nas redes sociais, e identificar o que elas acham dos produtos oferecidos — viu só como uma pesquisa bem rápida pode ajudar você a fugir de algumas ciladas?

Por fim, uma alternativa prática é aproveitar as ações de degustação que costumam ser disponibilizadas nos mercados. Dessa maneira, você pode provar, por si, os mais variados produtos e identificar se eles agradam ao seu paladar.

Além disso, você pode conversar um pouco com o promotor de vendas responsável para conhecer um pouco mais sobre a marca, os processos, a qualidade das mercadorias e esclarecer dúvidas sobre a empresa, por exemplo.

Paute as suas escolhas no melhor custo-benefício

Na hora de fazer uma compra, é natural que a gente se preocupe muito com o preço — quem não gosta de uma boa economia, não é? —, às vezes até mais do que com a qualidade. Entretanto, vale a pena lembrar que, em muitos casos, o barato pode sair caro. Por outro lado, nem sempre o produto mais caro na prateleira será o melhor. 

Isso significa que a melhor solução é prezar pelo custo-benefício, ou seja, adquirir bons produtos, por um preço justo. Assim, você consegue comprar os alimentos congelados com qualidade garantida, mas sem ter que pesar muito no bolso.

Prefira alimentos que vêm com quantidades na medida certa

Desperdício nunca é bom. Quando é de comida, então, nem se fala. Você sabia que existem marcas que se preocupam com isso e já oferecem embalagens do tamanho ideal para que você possa preparar suas porções, sem ter que se preocupar em perder comida depois do preparo? Na prática, isso quer dizer que você pode comprar alimentos no tamanho ideal para as suas necessidades.

E por falar em embalagem, imagina só se elas ainda vêm com receitas no verso como bônus? É unir o útil ao agradável e ter ainda mais opções para preparar os seus pratos de acordo com a ocasião.

Escolha uma marca de alimentos congelados que seja fácil de encontrar

Não adianta muito você encontrar um fornecedor preferido, mas que tenha os produtos superdifíceis de encontrar na sua região, não acha? Sendo assim, nas suas idas ao mercado, vale muito a pena bater um papo com o pessoal e verificar se a oferta é boa, se a reposição é constante e se as entregas são feitas com frequência e pontualidade.

Dessa forma, você garante que suas mercadorias preferidas estarão lá, sempre disponíveis para suprir as suas necessidades — e olha que isso pode fazer uma grande diferença nos momentos de emergência, como quando chega uma visita inesperada e você precisa de um alimento de preparo rápido para oferecer. 

Comprar alimentos congelados é uma ótima estratégia para obter mais praticidade e agilidade no seu dia a dia. Porém, isso não significa que você tenha que abrir mão da qualidade ou que seja difícil encontrar uma marca boa e confiável no mercado. Agora, com as nossas dicas, você sabe o que precisa para tomar as melhores decisões — para o seu paladar e o seu orçamento.

O que achou deste artigo? Suas dúvidas sobre a escolha da marca foram esclarecidas? Aproveite para seguir os nossos perfis nas redes sociais e continuar acompanhando nossas dicas, receitas e outros conteúdos ligados à alimentação. Estamos presentes no Facebook, no Twitter e no Instagram!

Posts Relacionados

COMPARTILHE ISSO:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *