Revendedores

Quer fazer uma decoração e criar um layout de restaurante impecáveis? Confira as dicas para arrasar no seu projeto e prosperar no negócio!

Planejar o layout de restaurante e executar um visual que seja funcional e bonito é essencial para que você consiga promover uma experiência agradável para os clientes e, claro, melhorar a receita do negócio. Para isso, é necessário conhecer o seu público e dedicar um tempinho estudando as possibilidades de configurações do espaço.

Quer entender melhor por que isso é tão importante e como desenhar e decorar o seu estabelecimento de maneira acolhedora e bonita? A seguir, explicamos algumas questões que precisam ser consideradas nesse trabalho. Confira!

A importância da decoração e do layout de restaurante para os negócios

O layout de restaurante tem tudo a ver com a fluidez do espaço, principalmente no que diz respeito à circulação de pessoas. A disposição das mesas precisa ser pensada de forma que os atendentes possam andar livremente e que os clientes tenham um pouco mais de privacidade.

A decoração já é mais voltada para a imagem e o “clima” que você pretende criar no ambiente. Para isso, é importante ter bem clara a sua proposta, ou seja, se quer um local mais aconchegante e intimista, se a ideia é ser mais rústico (com comida no fogão a lenha) ou se o objetivo é proporcionar refeições rápidas, sem que os clientes demorem no local, por exemplo.

A seguir, falaremos mais sobre cada assunto.

Como fazer uma decoração atraente para o restaurante

Agora, vamos para a parte prática da decoração para o restaurante. A seguir, mostramos algumas dicas que vão ajudar você a planejar melhor o ambiente.

Faça algo que tenha identificação com o público

Primeiramente, é fundamental que você conheça o perfil geral do público que pretende atender em seu restaurante. Se as pessoas têm uma faixa etária média de 30 anos e buscam um lugar mais familiar e acolhedor, não faz muito sentido criar uma atmosfera de pub ou apostar em decoração esportiva, não acha? 

Sempre pense na proposta que você quer oferecer e no tipo de público que pretende atrair. Isso é importante para que a decoração escolhida seja alinhada ao seu propósito. Considerar o público sem respeitar o seu nicho, ou vice-versa, é algo que pode gerar um conflito na imagem que você pretende passar no mercado.

As consequências disso envolvem afastar os clientes em potencial e acabar atraindo o perfil que não é o esperado. Lembre-se que todos os detalhes devem ser pensados: as cores, a mobília, as paredes, os acessórios, entre outros. 

Escolha uma temática

Com todas as informações sobre o público em mãos, aliadas à proposta inicial do seu restaurante, é o momento de definir uma temática para a decoração. Todos os elementos devem seguir essa lógica, de maneira que crie uma unidade na ideia que você pretende passar.

Sendo assim, um local com uma temática mais vintage, por exemplo, pode apostar bastante em elementos que, de certa forma, levem as pessoas para os anos 50 e 60. Isso vale para cores chamativas (como o vermelho) e algumas antiguidades que podem ser usadas na decoração, como discos de vinil na parede, máquina de escrever, telefone fixo em modelo antigo, entre outras coisas.

Faça uma breve pesquisa na internet para buscar algumas inspirações de decoração e, principalmente, quais itens podem ser utilizados. Assim, fica ainda mais fácil ter ideias a respeito do que fazer em seu restaurante.

Cuide da iluminação

layout de restaurante com bonita decoracao

A iluminação é um elemento essencial em qualquer decoração e faz toda diferença no tipo de ambiente que você pretende criar. Se a ideia é deixar o local mais romântico e intimista, luz quente um pouco mais fraca e algumas velas darão o tom desejado, por exemplo.

Na hora de pensar no seu projeto, não deixe de estudar quais são as possibilidades e qual estrutura é a mais adequada para a temática do seu estabelecimento. Lembre-se de que a iluminação e os elementos utilizados devem sempre seguir a mesma linha.

O que considerar ao planejar o layout de restaurante

Esse é o momento de planejar o layout de restaurante, pensando nos ambientes e, principalmente, na distribuição das mesas. Veja, a seguir, algumas dicas que vão ajudar.

Planeje a organização da cozinha

Você sabia que a cozinha também precisa ser bem-organizada? Sem um layout que segue uma lógica de linha de produção, a rotina pode ficar prejudicada, fazendo com que a equipe perca eficiência.

Então, deixe as bancadas de trabalho seguirem uma linha com uma sequência que ajude os colaboradores a montarem os pratos com mais agilidade, sem perder a qualidade. Essa separação vale também para dividir o ambiente em estações específicas para cada tipo de trabalho.

Nesse caso, você tem uma área para preparo de pratos quentes, outra para os frios, um local específico para as frituras e um cantinho onde as sobremesas são feitas, por exemplo. Assim, os trabalhos podem ser realizados sem interferir em outro processo.

Lembre-se também de otimizar a linha de cozinha, onde os garçons recebem os pratos para direcioná-los às mesas corretas. Quanto mais visível e clara for essa informação, mais fácil será prestar um bom atendimento. 

Melhore o layout das mesas para favorecer a circulação

Você já foi em algum restaurante no qual as mesas ficavam muito próximas, prejudicando a circulação de clientes e atendentes? Se sim, já notou como isso torna o ambiente desconfortável para todos, principalmente quando as cadeiras chegam a se esbarrar nos corredores.

Ao planejar o seu layout de restaurante, opte por uma configuração que permita atender um número bom de clientes simultaneamente, mas que, ao mesmo tempo, facilite a circulação das pessoas pelo salão. Isso também entra na questão da privacidade, como citamos no início. Afinal, ninguém quer ficar escutando a conversa da mesa vizinha, e vice-versa.

Estude as áreas mais problemáticas e encontre soluções para elas

Qualquer restaurante terá áreas mais problemáticas que as outras. Isso ocorre, principalmente, nas zonas próximas aos banheiros e à saída da cozinha, uma vez que são muito movimentadas e podem incomodar os clientes que se sentarem próximos a esses lugares.

A recomendação é para que você deixe esses locais mais livres e coloque as mesas um pouco mais afastadas. Também vale a pena apostar em alguma decoração, de forma que os espaços não fiquem totalmente vazios. Já pensou em colocar um painel ripado com algumas plantas nas portas dos banheiros? Além de dar um charme, ajuda a separar melhor essa área do restante do salão.

O planejamento da decoração e do layout de restaurante precisam considerar diversos aspectos diferentes, como você pôde ver. Isso significa que é necessário reservar um tempo para elaborar um projeto bonito, funcional e que tenha tudo a ver com a identidade do seu negócio. Se achar necessário, conte com a ajuda de um profissional qualificado.

Gostou do conteúdo? Quer continuar por dentro de outras dicas como as que citamos aqui? Então, assine nossa newsletter e não perca outros conteúdos do nosso blog!

Posts Relacionados

COMPARTILHE ISSO:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *