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Conheça o marketing de varejo e descubra como ele pode ajudar no crescimento da sua empresa!

Você conhece o marketing de varejo? Ele pode se tornar um grande aliado na hora de aumentar as vendas no seu mercado e aumentar a sua competitividade, colocando seu negócio à frente dos concorrentes que não consideram esse tipo de estratégia.

Neste artigo, vamos explicar o conceito, mostrar como funciona, oferecer dicas para implementá-lo e apontar algumas tendências e inovações desse tipo de marketing. Esse assunto é do seu interesse? Então, confira as informações a seguir!

O que é e como funciona o marketing de varejo?

Podemos definir o marketing de varejo como o conjunto de ações realizadas para promover o seu estabelecimento e aumentar as vendas, levando em consideração os princípios do mix de marketing, como produto, preço, local e promoção. Ele se difere da estratégia tradicional justamente por aproveitar e explorar os pontos característicos de um comércio varejista, como a venda de poucas unidades para consumidores finais em uma loja.

Os principais objetivos

O marketing de varejo pode ajudar empreendedores de diversas formas, a fim de alcançar os mais variados objetivos, que vão muito além de conquistar novos clientes e aumentar as vendas. Com as estratégias adequadas, é possível:

  • entender melhor o comportamento dos clientes;
  • divulgar os produtos e as promoções da loja;
  • antecipar-se ao mercado e tomar decisões rápidas, destacando-se dos concorrentes.

Quais são os princípios do marketing de varejo?

Você sabia que existem alguns pontos essenciais no marketing para alcançar e se relacionar com os clientes no varejo? Existem alguns princípios que precisam ser considerados e que também ajudam a planejar a sua estratégia.

A seguir, vamos explicar melhor os elementos do mix de marketing no varejo e de que forma eles afetam as decisões que você toma para o seu negócio.

Produto

Essa variável diz respeito ao mix oferecido pelo mercado, sua amplitude (total de linhas de produtos) e profundidade (total de itens por linha).

Lojas onde você encontra uma grande variedade de produtos são conhecidas por sua amplitude, enquanto as que oferecem itens especializados são conhecidas por sua profundidade. A escolha do a ser ofertado influencia em como as pessoas enxergarão seu negócio e o que podem esperar dele, e deve levar em conta as necessidades e desejos do público-alvo do negócio.

Preço

A precificação de produtos é um ponto fundamental para a sua estratégia e vai além do valor cobrado. Ela também está ligada ao seu posicionamento no mercado — que pode passar a ideia de um comércio mais “em conta” ou aquele estabelecimento que cobra um valor mais alto pelos itens.

A essência da formação de envolve:

  • cobrir custos e despesas da operação;
  • definir uma margem de lucro para os produtos;
  • estruturar descontos e promoções.

Com uma boa estratégia, você pode atrair um público ainda maior para o seu estabelecimento. Um dos recursos muito usados para isso é o de abaixar o preço de um item-chave para chamar a atenção dos consumidores e estimulá-los a comprar outros produtos que estão com o preço original.

Ponto

O ponto está relacionado à localização da sua empresa. É preciso escolher o bairro, a rua e o imóvel com bastante cuidado, pois isso tem total relação com o perfil do público, a quantidade de clientes potenciais, podendo ditar o sucesso ou fracasso do negócio.

Promoção

Aqui, estamos falando da forma como você promove os seus produtos no mercado. A estratégia adotada depende da capacidade de investimento que sua empresa tem para esse tipo de atividade e para a comunicação que será veiculada.

É por meio da comunicação que o público vai tomar conhecimento da sua loja. Você pode incluir propagandas, promoções e qualquer outra estratégia que ajude a promover uma experiência agradável e que estimule os clientes a voltarem.

A publicidade pode ser feita por meio de flyer, caderno de promoções e carro de som. Se você tiver um orçamento mais limitado, pode apostar em campanhas online e redes sociais para aproximar a marca, entregar soluções e divulgar seus produtos e promoções.

Apresentação

Não basta escolher uma boa localização para a sua loja. É preciso planejar o layout, a exposição dos produtos, a decoração e até a música de fundo do estabelecimento. A ideia é proporcionar um ambiente agradável e convidativo para os consumidores.

Não se esqueça de que, por mais básica que seja a tarefa de limpeza e organização, ela é uma das mais importantes para a percepção que os seus clientes têm da sua loja e de como você cuida dela. Além disso, é importante estar atento às exigências da vigilância sanitária.

Atendimento pessoal

O varejo tem uma característica forte de contato próximo com os clientes, tornando as vendas mais pessoais. Nesse sentido, você também precisa se esforçar para oferecer um atendimento de qualidade, que seja agradável e contribua para fidelizar os consumidores.

Em um mercado, ele não é tão próximo quanto em uma loja de roupas, por exemplo. Assim, ainda vale investir no treinamento dos colaboradores para que eles prestem um atendimento de qualidade, especialmente aqueles que têm contato direto com os clientes, como aqueles que trabalham no setor de produtos fatiados, no açougue, na padaria e no caixa. Afinal, todos gostam de ser bem atendidos, concorda?

Além disso, se a sua empresa tem presença digital, é importante atentar-se para o papel importantíssimo das redes sociais no atendimento ao cliente. Os clientes esperam interação e rapidez nos atendimentos. Assim, atente-se ao tempo de resposta e avalie a necessidade de investir em ferramentas que auxiliem nesse trabalho, além, claro, de promover capacitação e atualização constante da equipe de atendimento. 

Como usar o marketing de varejo para expandir os negócios?

Quer aumentar as vendas, ganhar competitividade e fazer a sua empresa crescer? O marketing de varejo pode contribuir para que esses objetivos sejam alcançados. Veja algumas dicas a seguir.

Aposte em ações para atrair os clientes para a sua loja

Se você pretende aumentar o seu faturamento, precisa encontrar formas de atrair público e fazer com que ele se torne cliente. Para isso, você pode lançar ofertas relâmpago, criar promoções exclusivas e estruturar um programa de fidelidade, por exemplo.

As redes sociais são excelentes ferramentas de atração de tráfego e, trabalhadas corretamente, podem contribuir muito para aumentar a visibilidade da marca e, claro, as vendas on e offline.

Foque na experiência de compra

Se você tem preços semelhantes aos dos seus concorrentes, um ponto que pode ajudar na diferenciação é justamente a experiência de compra que os clientes têm na loja. Um local agradável, bom atendimento, programas exclusivos e variedade de produtos são alguns dos pontos que podem ajudar.

Faça, recorrentemente, pesquisas e avalie a aplicação desses aspectos no seu mercado. Faça ajustes e busque aplicar as melhores práticas de mercado para proporcionar as melhores experiências possíveis aos seus clientes. 

Aposte nas redes sociais

As redes sociais são um excelente canal para divulgação do seu negócio e das promoções que realiza periodicamente, principalmente por terem um custo mais baixo. Tudo isso enquanto você ainda aproveita para criar e manter um relacionamento com o público, o que significa que pode responder dúvidas, lidar com reclamações e interagir com os usuários.

Quais são as inovações do mercado com o mundo digital?

homem vendo as prateleiras do mercado pensando em otimizar o marketing de varejo da loja

Existem algumas tecnologias que podem ajudar a reforçar o marketing de varejo na sua empresa. Se você tem disponibilidade para fazer o investimento, vale a pena considerá-las. Conheça as principais a seguir.

Machine learning

Machine learning — ou aprendizado de máquina, em português —, é uma tecnologia que permite que as máquinas aprendam a criar padrões, fazer análises e solucionar problemas. Isso é possível graças aos algoritmos utilizados, que ajudam essas ferramentas a executar atividades de maneira automática e a tomar decisões mais inteligentes.

No caso do varejo, ele pode auxiliar na interpretação de dados que vão ajudar tanto a analisar o comportamento dos consumidores quanto a realizar previsões de demanda (e vendas) mais acertadas — o que ajuda bastante na hora de planejar as compras e organizar o estoque.

Big Data

O Big Data é a tecnologia capaz de trabalhar um volume massivo de dados, que podem ser originados de fontes estruturadas (como textos) e não-estruturadas (como vídeos). Por meio dele, é possível analisar informações sobre o mercado, os clientes e as vendas, por exemplo.

Inteligência artificial

A inteligência artificial também pode trazer resultados bem promissores, principalmente se aliada às outras tecnologias. Sistemas inteligentes podem usar informações do Big Data para identificar padrões e fazer análises bem acertadas em pouco tempo.

Assim, fica mais fácil segmentar o seu público-alvo acertadamente na hora de oferecer promoções, se antecipar às tendências de mercado e conhecer melhor o perfil dos seus consumidores.

Mobile

Quantas pessoas você conhece que usam smartphones? Muitas, não é? Então, por que não aproveitar a tecnologia para ampliar o relacionamento com o seu público? Quando falamos de mobile, podemos citar, principalmente, a criação de um site otimizado e também de aplicativos para o seu estabelecimento.

Por meio dessas duas opções, os clientes podem resgatar cupons de desconto, gerenciar programas de fidelidade, encontrar ofertas ou mesmo fazer as compras. Essa comodidade pode ser um grande diferencial para a sua empresa.

O marketing de varejo pode ajudar bastante a sua empresa a se destacar no mercado e estabelecer uma relação mais forte com o seu público, já que a comunicação, o atendimento e as ofertas são personalizadas. Com um bom planejamento, é possível criar uma estratégia eficaz e obter um resultado satisfatório — tanto em faturamento quanto em margem de lucro.

E já que tocamos nesse assunto, você sabe como calcular a margem de lucro dos seus produtos? Elaboramos um artigo que aborda esse assunto com mais detalhes. Não deixe de conferir!

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