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6 dicas de marketing para colocar em prática e fazer seu restaurante bombar!

Para ter um negócio bem-sucedido, é fundamental buscar conhecimento, aprender constantemente sobre gestão e aplicar os conceitos diariamente, respeitando as características do seu empreendimento. Para ajudar nessa missão, listamos, nesse artigo, 6 dicas de marketing para restaurante.

Em um restaurante, adotar boas estratégias pode fazer toda diferença na hora de destacar o estabelecimento na região. Quer saber como implementar ações eficazes e ter bons resultados a partir delas? Então, confira as dicas a seguir!

1. Pesquise a sua persona

Construir uma persona é um dos principais passos para a estratégia de Marketing de seu restaurante, mas, você sabe o que é persona?

Persona é um personagem semifictício do seu cliente ideal, baseada em dados reais sobre comportamento e características do cliente ideal do restaurante.

Essa é uma das dicas de marketing para restaurante que não podem faltar. Conhecer quem será seu principal consumidor, reconhecer seus desejos, medos, limitações e costumes de consumo é fundamental.

Essas informações facilitam não somente seu atendimento, mas também ajudam a encontrar o equilíbrio entre a personalidade do seu negócio e a adequação ao cliente.

A ideia, aqui, não é despersonalizar seu restaurante e fazer dele somente o que os clientes querem, mas sim, entregar o seu jeito de fazer negócio ao que seja adequado ao perfil dos consumidores. Isso inclui o buffet, o layout, o atendimento, a decoração, o preço, entre outras coisas.

Assim, fica mais fácil atender suas vontades e expectativas, aumentando consideravelmente as chances de fidelizar esses clientes e fazer com que eles se tornem o que chamamos de promotores. Trata-se daquelas pessoas que divulgam a sua empresa com uma imagem positiva e ajudam a atrair um público maior.

2. Crie um diferencial para o restaurante

É importante criar uma identidade para o seu restaurante e fazer com que ela chame a atenção do seu público. Para isso, tenha em mente quais são seus objetivos e o que você pode oferecer para os clientes e não encontram nos concorrentes.

Isso pode ser feito com promoções, atendimento diferenciado ou mesmo o oferecimento de brindes (como sobremesas) ou até mesmo água gratuita. Faça uma pesquisa a respeito de como os seus concorrentes estão atuando e busque uma ideia que vai ajudar o seu restaurante a se destacar.

Não deixe de avaliar as ações do ponto de vista dos custos. É viável, financeiramente, colocar isso em prática? Oferecer um pequeno pudim como brinde é uma excelente ideia, mas o negócio tem condições de arcar com esse gasto?

Uma opção é embutir esses custos nos preços, sem aumentá-los demais, a ponto de afastar os clientes. A ideia é que você consiga promover uma ação interessante, mas sem comprometer a sua margem de lucro e sem levar embora o seu capital de giro.

3. Invista na presença online 

homem ajustando detalhes em um prato para ele ficar bonito

Deixar de ter uma presença online atualmente é um grande erro, principalmente quando falamos de redes sociais. É natural que as pessoas façam uma busca rápida na internet antes de comprar ou consumir de uma empresa. E essa busca é ainda mais comum quando falarmos de restaurante, afinal, o desejo começa pelos olhos.

Ter perfis nessas plataformas e caprichar nas fotos é uma forma de chamar a atenção. Isso transmite a ideia de profissionalismo e, dependendo da apresentação dos produtos, pode ser o empurrãozinho que faltava para a pessoa escolher o seu restaurante. 

O Google Meu Negócio também é uma ferramenta importante para ser explorada nessas horas. Colocar seu endereço, dias e horários de funcionamento, fotos do ambiente e do cardápio são, além de atrativos, muito importantes para que o cliente possa se informar com segurança de forma simples e objetiva. Mas, não se esqueça de manter esses dados sempre atualizados. Os clientes poderão fazer avaliações do restaurante, então, é importante ficar de olho e responder prontamente. 

Caso ache válido, também tenha perfis nas plataformas de delivery. Durante a pandemia de isolamento social, os pedidos de entrega aumentaram consideravelmente e quem já estava preparado conseguiu sair na frente.

Essas plataformas cobram taxas, mas, por outro lado, podem ajudar o seu restaurante chegar a um público bem maior do que chegaria apenas com panfletos e redes sociais, por exemplo.

4. Promova eventos nas regiões próximas ao restaurante

Ainda que a internet, especialmente as redes sociais tenham ganhado muito destaque nos últimos anos, fazer o seu restaurante ser conhecido fora dela também é super importante. Então, vale a pena investir na distribuição de panfletos, em promoções com destaque na fachada e até mesmo na realização de eventos na região.

Você já considerou cobrir um dia de palestras? Fornecer comida para algum evento corporativo? Essa é uma maneira de atrair a atenção para a sua marca e conquistar clientes. 

As pessoas que estão ali presentes podem lembrar do serviço, do atendimento e das refeições e dar preferência para o seu restaurante futuramente. Portanto, não deixe de aproveitar as oportunidades de ter esse contato presencial com os possíveis clientes.

5. Tenha uma boa identidade visual

Comunicação visual é o conjunto todos os elementos (como logo e cores) que você utiliza para representar a sua empresa. É o principal contato que o público tem com seu restaurante, seja por meio de um panfleto, da fachada ou mesmo das publicações nas redes sociais.

Então, na hora de planejar o marketing para restaurante, não deixe isso de fora. Afinal, esse conjunto ajudará a criar aproximação e identidade do público com o restaurante e até mesmo reconhecer facilmente as características dele. Um exemplo prático, é a identificação imediata que o público tem ao ver o “m” amarelo nos produtos do McDonald’s.

A ideia, aqui, é semelhante: ter uma identidade e fazer com que ela seja facilmente reconhecida pelo seu público-alvo, independentemente de qual é a comunicação utilizada.

6. Entre em clubes de benefícios ou compras coletivas

Essa dica de marketing para restaurante pode não parecer muito atrativa para alguns à primeira vista, mas ela é muito útil caso você já siga os passos anteriores de conhecer bem sua persona e ter uma identidade visual consolidada.

Ao atrair pessoas com cupons de desconto e promoções, elas podem se dar a oportunidade de conhecer seu restaurante, ainda que não tivessem esse interesse antes. Dependendo da experiência que você conseguir proporcionar, existe uma chance muito grande de conquistar a fidelização desses clientes.

Então, além de servir como mais um meio de divulgação do seu restaurante, essa estratégia também pode ajudar a sua marca a chegar a um público maior e que tem um grande potencial para se tornar consumidor, além de conseguir vender mais.

Fazer marketing para restaurante não é nada de outro mundo, como você pôde ver. É preciso, sim, contar com um bom planejamento e ter uma estratégia bem definida. Porém, algumas medidas simples e de baixo custo (como a divulgação nas redes sociais) já podem trazer bons retornos.

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