Receitas

Conheça 4 receitas incríveis e irresistíveis de molho para dadinho de tapioca

O dadinho de tapioca é o hit do momento quando o assunto é um tira-gosto do bom. Mas, como já diz a sabedoria popular que “ninguém faz nada sozinho”, esse quitute maravilhoso tem o seu par perfeito. E você está prestes a descobrir do que o molho para dadinho de tapioca é feito, além de versões irresistíveis para acompanhar essa iguaria brasileira.

Essa receita que não tem preço, foi criada pela inventividade do chef do restaurante Mocotó, Rodrigo Oliveira. Como ela surgiu? Rodrigo tinha uma massa de tapioca que sobrou em sua cozinha, e resolveu acrescentar queijo moído, para ver no que ia dar. Com a habilidade do chef, um pouco de leite quente e uma fritura rápida na panela com óleo, estava pronta a receita que conquistaria o mundo.

Para completar, o chef pernambucano deu o toque final ao petisco, com um molho especial, criado especificamente para fazer o casamento com o quitute. Quer saber se ficou bom? Não é preciso nem dizer.

Do preparo despretensioso, a receita de Rodrigo ganhou as mesas de muitos brasileiros. Agora, é você quem vai aprender a fazer 4 molhos diferentes para esse petisco, que já se tornou um clássico da nossa cozinha.

Aprenda 4 receitas de molho para dadinho de tapioca que são o casamento perfeito desse salgado

Agora você vai aprender como se faz diversos molhos especiais para acompanhar essa iguaria da culinária brasileira, que conquistou os 4 cantos do mundo.

1. Geleia de pimenta

Já se foi o tempo em que geleia era comprada no supermercado e somente nos sabores de morango, goiaba e uva. Agora, é possível inovar dentro da própria cozinha fazendo suas própria geleia de pimenta. Um sabor que, diferente do que muita gente imagina, não é tão picante, e confere um paladar bastante sutil ao dadinho.

Ingredientes

  • 4 pimentas dedo de moça;
  • 1/4 de xícara (chá) de água;
  • 1 xícara (chá) de açúcar;
  • 1/4 xícara (chá) de vinagre de maçã;
  • 1 pitada de sal;
  • 1 maçã pequena, sem casca e sem sementes, picadas.

Modo de preparo

Primeiro, corte as pimentas ao meio e tire as sementes e o miolo branco com uma faca. Depois, corte os pedaços em 4.

Então, bata em um liquidificador, as pimentas, a água e a maçã. Bata apenas por 10 segundos, pois é importante que a mistura fique um pouco consistente.

Em seguida, em uma panela, coloque a mistura e acrescente o vinagre, o sal e a junte o açúcar.

Deixe cozinhar em fogo baixo, sempre misturando com uma colher, até pegar a textura de geleia. Assim que ela ficar pronta, basta desligar o fogo, esperar esfriar e reservar em potes de vidro devidamente lavados e esterilizados com álcool.

2. Molho agridoce

Se você já experimentou o clássico rolinho primavera, da culinária japonesa, sabe que ele vem sempre com um pouquinho de molho agridoce à parte. Pois bem, esse preparo de molho para dadinho de tapioca é agraciado com uma receita parecida, claro, adaptada para ficar bem com o petisco.

Ingredientes

  • 2 colheres (sopa) de ketchup;
  • 1 colher (sopa) de vinagre;
  • 1 colher (sopa) de água;
  • 1 colher (sopa) de açúcar.

Modo de preparo

Coloque todos os ingredientes em uma panela, misture e leve ao fogo médio. Assim que a mistura começar a ferver, é só desligar. Está pronto o seu molho para dadinho de tapioca.

3. Molho picante

Aos amantes de sabores apimentados, essa versão já dá água na boca só de falar. O molho para dadinho de tapioca, com pimenta, traz toda o toque único da especiaria, com mais alguns ingredientes especiais. Para algo elaborado e surpreendente até aos paladares menos acostumados com o “fogo” que a pimenta dá.

Ingredientes

  • 10 pimentas dedo-de-moça;
  • 1 colher (sopa) de vinagre branco;
  • 2 tomates sem casca, picados;
  • 60 ml de azeite de oliva;
  • 1 cebola roxa pequena picada;
  • 3 dentes de alho;
  • 1/4 colher (chá) de noz moscada em pó;
  • 1 colher (chá) de sal;
  • 1 colher (chá) de açúcar.

Modo de preparo

Como essa receita usa muita pimenta, use uma máscara e um par de luvas, para evitar irritações no nariz ou na pele ao respirar e mexer com a iguaria.

Primeiro, corte as pimentas ao meio e retire as sementes. Em seguida, coloque-as em uma panela com água e leve ao fogo médio. Assim que começar a ferver, abaixe o fogo e deixe só mais 2 minutos, depois, desligue.

Agora você deve escorrer as pimentas e deixá-las secando. Em seguida, junte-as aos outros ingredientes no liquidificador. Bata até virarem uma mistura homogênea.

Depois, é só colocar o molho em vidros esterilizados e leva-los à geladeira, por um dia inteiro. Pronto, é só curtir o sabor picante que esse molho para dadinho de tapioca reserva.

4. Geleia de morango

Mostrando sua versatilidade, o dadinho de tapioca também pode ser acompanhado de sabores doces. Duvida? Então experimente essa receita de geleia de morango facinha de fazer:

Ingredientes

  • 2 caixas de morango — aproximadamente 400g;
  • 2 colheres (sopa) de açúcar;
  • suco de meio limão;

Modo de preparo

Retire os cabinhos dos morangos, corte-os ao meio e coloque em uma panela. Agora, com uma colher grande, amasse as frutas e, em seguida, coloque o açúcar e o suco de limão.

Deixe cozinhar em fogo médio, sempre mexendo para que não grude. Assim que começar a ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar até que a geleia ganhe textura espessa. Desligue e, com uma colher, remova a espuma que se forma.

Está pronta a geleia de morango para acompanhar o dadinho de tapioca.

Vai dizer que não dá para ficar com água na boca só de olhar para cada foto dessa, com um molho para dadinho de tapioca, diferente?

O que você achou de cada um desses molhos? Tem alguma sugestão que pode ser inclusa aqui? É só comentar aqui abaixo, que teremos prazer em compartilhá-la em uma próxima receita em nosso blog!

COMPARTILHE ISSO:

2 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *