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Utilize ofertas de supermercado da maneira correta e aumente seu faturamento!

As ofertas de supermercado são uma ótima estratégia para aumentar a atratividade do seu estabelecimento, o volume de vendas e até mesmo a lucratividade — quando colocadas em prática, de forma eficaz e estruturada.

Apesar da relevância que elas têm para os negócios, muitos gestores têm dúvidas a respeito de como isso deve ser feito para chamar a atenção dos clientes, ao mesmo tempo em que se torna vantajoso do ponto de vista financeiro.

Pensando nisso, decidimos elaborar este artigo e explicar um pouco mais sobre como adotar boas promoções. Confira!

Qual é a importância das ofertas de supermercado?

O ponto principal a respeito das ofertas de supermercado é chamar a atenção dos clientes e aprimorar os resultados em vendas. Por meio delas, é possível atrair um público maior do que o que normalmente frequenta o estabelecimento, aumentar o giro de produtos e até mesmo aumentar o faturamento.

Por que devo adotá-las em meu negócio?

Quando bem planejadas e estruturadas, as ofertas contribuem para aumentar o ticket médio das vendas, visto que os clientes, inicialmente atraídos por uma promoção, acabam por levar outros produtos. Dessa forma, a estratégia também ajuda a melhorar os lucros e, consequentemente, o desempenho financeiro.

Além disso, quando a experiência de compra é positiva (atendimento de qualidade, produtos bons e variados, aliados a valores justos), as chances de que esses consumidores sejam fidelizados — e passem a considerar o seu negócio como a primeira opção em uma necessidade de compra futura — são bem maiores.

Eles também podem compartilhar suas opiniões com outras pessoas, que também podem vir a se tornar clientes. Vale lembrar que o marketing mais eficaz ainda é o boca a boca, visto que a referência é confiável.

Afinal, como colocar essas ofertas em prática e obter bons resultados?

ofertas de supermercado

Agora que você já entendeu por que pode (e deve) apostar nas ofertas de supermercado, listamos algumas dicas de como isso pode ser feito para obter resultados satisfatórios. Vamos a elas?

Faça um planejamento

Antes de mais nada, o ideal é dedicar algum tempo planejando como essas ofertas serão aplicadas e qual é a margem de desconto que pode ser oferecida sem representar prejuízo para o seu negócio.

Por se tratar de uma alteração importante na precificação dos produtos, é preciso ter cuidado para não colocar o faturamento (e o capital de giro) em risco. Assim, você consegue adotar boas ações, minimizando os riscos de perder a margem de lucro com as vendas.

Atente-se para algumas questões, como:

  • identifique quais itens podem ser colocados em oferta sem afetar o seu equilíbrio financeiro;
  • faça cálculos para avaliar qual é o percentual de desconto máximo que pode ser aplicado;
  • sempre determine um prazo para as promoções (a fim de não afetar o capital);
  • planeje as campanhas de divulgação (orçamento, direcionamento, comunicação etc.);
  • não deixe de acompanhar os indicadores de desempenho das ofertas. Isso vai ajudar a entender quais itens trouxeram mais lucro, os que chamam mais a atenção dos clientes, entre outros insights importantes para ajudar você a planejar melhor as promoções seguintes.
  • prepare seu estoque
  • consulte o preço do produto a ser ofertado nos supermercados próximos ao seu

Considere criar um calendário de ofertas

Provavelmente você já viu promoções específicas para cada dia da semana. Experimente colocar essa ideia em prática em seu negócio e veja se ela contribui para aumentar o fluxo de clientes, principalmente em dias em que o movimento é mais parado.

Você pode criar um cronograma para as ofertas como este, por exemplo:

  • segunda do leite (descontos para leites e produtos derivados);
  • terça de casa (com produtos voltados para limpeza e higiene);
  • quarta verde (com promoções no hortifrúti);
  • quinta da beleza (com ofertas para itens de higiene, beleza e cuidados pessoais);
  • sexta do churrasco (com descontos em bebidas e carnes).

Caso esse modelo não seja muito viável para seu mercado, você também pode adotar um planejamento para ofertas semanais. Assim, às segundas (ou em outro dia) as promoções se renovam em todos os setores.

Use a tática do “compre mais, pague menos”

Outra boa ideia de ofertas de supermercado é oferecer aos clientes a possibilidade de ganhar desconto quando compram em maior quantidade. Para isso, pense naqueles itens que os clientes podem comprar mais de uma unidade e aproveite para adotar a tão conhecida promoção de “pague 2, leve 3”.

Também é possível colocar essa ideia com base apenas nas quantidades. Assim, uma pizza congelada que custa R$ 7,00 passa a custar R$ 6,59 caso mais de 5 unidades sejam compradas. O lucro, nesse modelo de oferta, vai sempre variar de acordo com as quantidades de cada venda.

Aproveite os períodos sazonais

Existem períodos em que o mercado recebe mais movimento, o que é chamado de sazonalidade. Isso costuma ocorrer bastante em datas comemorativas (como a semana santa, o natal, por exemplo) e em dias que costumam haver os pagamentos de salário (5º dia útil, em que as pessoas costumam fazer compras maiores).

Aproveite essas fases para planejar promoções exclusivas (principalmente em datas festivas) e atrair a atenção do público para o seu estabelecimento.

Defina se os descontos serão em reais ou percentuais

Você já sabe que precisa definir a margem de desconto adequada e que isso deve ser feito lá na fase de planejamento, certo? Agora, também é necessário determinar se eles serão apresentados para o consumidor em forma de percentual ou em real.

No caso de itens que têm pouca saída ou excesso de estoque, pode-se apresentar uma oferta em porcentagem. Assim, ao levar 2 (ou mais) unidades do produto em questão, o cliente poderia ter um desconto de 10%, por exemplo. Ou, então, pode-se aplicar o abatimento em reais — para compras unitárias ou de acordo com o volume, como explicamos anteriormente.

Faça ofertas relâmpago

As ofertas relâmpago têm um grande poder de atrair a atenção do público, principalmente quando os cartazes e anúncios indicam o prazo curto para a compra — com termos como “só hoje” e “poucas unidades”.

Esses são gatilhos mentais da urgência e da escassez e o objetivo é fazer com que o consumidor decida pela compra sem ponderar muito, já que o tempo para aproveitar a promoção é pequeno.

Nesse caso, ofereça um desconto imbatível para determinado produto e anuncie na loja e nas redes sociais (estratégias de baixo custo e com um bom alcance).

Aproveite os bônus oferecidos pelos fabricantes e fornecedores

Por fim, sabe aqueles brindes que os fabricantes oferecem para as distribuidoras e pontos de venda? Um bom exemplo disso é uma versão compacta de determinado produto que vai como bônus pela compra do item.

Como a sua empresa não precisou gastar um valor mais alto para receber essa bonificação dos fornecedores, considere usá-la para aumentar os seus lucros. Para os consumidores, ela dá a ideia de ser mais vantajosa, visto que leva dois produtos pelo preço de um.

As ofertas de supermercado podem se tornar grandes aliadas do seu negócio, aumentando o fluxo de clientes, as vendas e o faturamento. Contudo, só é preciso ter o cuidado de analisar os possíveis impactos, a viabilidade e o que pode ser feito para se ter bons resultados — visto que a falta de planejamento pode ter o efeito contrário e acarretar prejuízo financeiro.

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