Revendedores

Veja algumas opções de peixes para a semana santa e aumente as vendas do seu mercado!

Com a semana santa chegando, o consumo de peixes tende a aumentar por parte dos consumidores. Pautados pela tradição católica, muitos consumidores deixam de comer carne vermelha e aproveitam para incluir novas opções no prato.

Com isso, surge uma excelente oportunidade de vender mais pescados e melhorar os resultados no período. Já pensou em se organizar, negociar com fornecedores e antecipar a disponibilidade em estoque para atender esse aumento da demanda? 

A seguir, mostraremos alguns tipos de peixes que podem ter uma alta procura e que vão ajudá-lo a ampliar o faturamento nesse período. Continue a leitura e veja quais são eles a seguir!

Bacalhau

bacalhau um dos principais peixes para semana santa

Esse é um dos peixes mais tradicionais para semana santa. Ainda que não seja um dos pescados mais baratos, o bacalhau é um dos mais consumidos pelos brasileiros. Em parte, uma das maiores razões disso é o fator cultural que vem de muitos anos, uma vez que a tradição foi trazida pelos portugueses durante a colonização.

O costume, na verdade, já vem desde a idade média, quando os cristãos obedeciam fielmente aos dias de jejum, retirando de seu cardápio as chamadas “carnes quentes” — como a vermelha — e incluindo comidas mais frias, nas quais o bacalhau se encaixava muito bem.

Apesar de algumas adaptações culturais que foram sendo feitas ao longo do tempo, esse tipo de pescado se manteve firme e forte na tradição e é uma das mais identificadas com a religião e cultura.

Porém, não só de história vive o bacalhau. Muitas pessoas também gostam de consumi-lo pelos benefícios que proporciona à saúde. Ele contribui com nutrientes essenciais ao corpo humano, tais como: ferro, magnésio, fósforo e vitaminas A, D, E, B1 e niacina. Além disso, o peixe possui ômega 3 e 6, que contribuem diretamente na redução dos valores de colesterol, triglicérides e auxiliam no desenvolvimento do sistema imunológico.

Cação

Por ter um preço acessível e ser facilmente utilizado em várias receitas, o cação também faz muito sucesso nas vendas da semana santa, sendo uma das principais alternativas para os clientes quando os pescados mais tradicionais estão com os preços elevados.

É justamente essa versatilidade que atrai bastante a atenção dos consumidores — uma vez que ele pode ser usado em moquecas, ensopados, frito ou até mesmo desfiado — e, aliada ao sabor agradável, se tornam uma excelente opção para aquelas pessoas que não podem ou não querem investir em um peixe mais caro.

Atum

O atum já faz parte da mesa dos brasileiros há bastante tempo. Seja fresco ou enlatado — como é mais consumido —, esse peixe tem um sabor marcante e faz sucesso em diversas receitas para a semana santa.

Por ter um paladar um pouco mais acentuado, o atum pode ser utilizado em menores quantidades nas receitas. Com isso, fica mais fácil economizar um pouco, sem deixar de elaborar pratos muito bons e saborosos.

Além disso, esse peixe é uma grande fonte de vitaminas A, D e niacina, ômega 3, e minerais como: fósforo, potássio, magnésio, sódio e ferro, fundamentais para o bom funcionamento do organismo. É por isso que muitas pessoas gostam de consumi-lo, mesmo fora da época da semana santa.

Pintado

Apesar de ter uma coloração mais escura na parte externa, as postas do pintado são mais claras e apresentam um paladar bem suave, o que as tornam muito saborosas. A carne macia e praticamente sem espinhos também são outros atrativos desse peixe, o que faz com que muitos consumidores optem por essa opção na semana santa — principalmente quando se tem crianças em casa.

Outro ponto alto que vale a pena destacar é a versatilidade. Assim como o cação, ele pode ser usado de várias formas e em diferentes pratos, com as moquecas, os cozidos e até mesmo ser preparado direto na brasa.

Os consumidores também gostam do pintado pela quantidade de nutrientes que ele proporciona para a dieta: zinco, fósforo, potássio, cálcio e gorduras monoinsaturadas — benéficas ao coração e no controle do colesterol.

Tilápia

Podendo ser feita grelhada, cozida, frita ou assada, a tilápia é bastante conhecida e consumida no Brasil, possuindo cheiro e sabor suave, além de ser facilmente preparada. Justamente por sua característica de paladar mais leve, seus pratos vão muito bem acompanhados de molhos mais acentuados — como maioneses, molho de tomate, de limão e de alho.

Ela é uma das melhores opções de peixes para a semana santa, mas também saem muito bem em outras épocas. Afinal, que não gosta de uma tilápia empanada e frita para comer como petisco? Você não vai errar se oferecer mais essa alternativa para os seus clientes.

Sardinha

Alimento rico em ômega 3, minerais e vitaminas A e D, a sardinha é famosa, principalmente, em sua versão enlatada. Porém, também é bastante consumida em sua forma natural — geralmente vendida inteira ou em filés.

Ela tem uma carne mais avermelhada e pode ser feita de várias maneiras: cozida na pressão, na brasa, frita ou grelhada. Um dos grandes atrativos da sardinha para os clientes é o fato de ter um preço mais acessível (o que ajuda a economizar), ao mesmo tempo em que garante bons pratos na hora das refeições.

Salmão

Por fim, temos o salmão, uma opção muito sofisticada que agrada a praticamente todos os paladares. Apesar de ser mais caro, existem muitas pessoas que não abrem mão de investir em uma refeição diferenciada na semana santa. Afinal, não é sempre que se come esse tipo de carne, não é mesmo?

Ele é bem versátil e permite a criação de diversas receitas, que podem ser preparadas com ele assado, cozido, cru, grelhado e até mesmo defumado. Esse é mais um atrativo que faz com que os clientes escolham essa opção — sem contar em todos os benefícios que ele proporciona para a saúde.

Com tantas opções de peixes para a semana santa, fica mais fácil planejar as compras e compor o seu estoque para a época e aproveitar um aumento nas vendas desses produtos, não acha? Aproveite para fazer algumas promoções combinadas e atraia ainda mais a atenção de seus clientes — aumentando também o seu ticket médio.

Quer continuar acompanhando as nossas publicações? Então, assine a newsletter e não perca as novidades do blog!

COMPARTILHE ISSO:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *