Blog

Pif Paf com Paixão: picanha suína assada com molho natalino

Depois do sucesso da primeira temporada da nossa série Pif Paf com Paixão, o chef Leo Paixão está de volta ao nosso canal. Desta vez, para te ensinar a preparar as receitas da época mais saborosa do ano: as ceias de Natal e Ano-novo.

Neste primeiro episódio, o Leo vai te ensinar a preparar uma picanha suína assada com molho natalino de frutas. Neste post, você confere o vídeo completo da receita, os ingredientes e todo o passo a passo do modo de preparo.

Se quiser rever as receitas da nossa primeira temporada, tem tudo no nosso canal no YouTube para acessar e preparar quando quiser.

Bora pra cozinha?

Mas antes, aquela promoção Pif Paf

E, é claro, assim como na nossa primeira temporada, além de aprender a cozinhar com um dos maiores chefs do Brasil, você pode homenagear uma pessoa que te inspira e ainda ganhar kits de produtos Pif Paf. 

A promoção está rolando no nosso Instagram, e você também pode conferir todo o regulamento para participar neste post.

Quem sabe você e seu maior exemplo de inspiração não recebem um kit completo da linha Bella Ceia Pif Paf?

Bella Ceia Pif Paf

Uma última (e importante!) informação. A Linha Bella Ceia Pif Paf é uma seleção completa de produtos saborosíssimos para as ceias de fim de ano, unindo sabor e praticidade pra você passar menos tempo na cozinha e mais à mesa com seus amigos e familiares.

Vamos à receita?

Ingredientes:

  • 1 Picanha Suína Temperada Bella Ceia Pif Paf
  • 1 xícara e meia de vinho tinto seco
  • 2 colheres de sopa de açúcar mascavo
  • 2 maçãs-verdes
  • 2 maçãs gala grandes
  • 3 ameixas vermelhas
  • 2 cebolas roxas
  • 2 paus de canela inteiros
  • 1 cabeça de alho
  • Uvas-passas brancas a gosto

Modo de preparo:

  1. Faça pequenos cortes na capa de gordura da peça de picanha suína, quadriculando. 
  2. Leve a peça ao fogo em uma frigideira sem óleo, para grelhar levemente e soltar a gordura. É importante que a frigideira possa ir ao forno, por isso evite peças com cabos de plástico. Ao final desse processo, descarte corretamente o óleo retirado da costela.
  3. Corte as maçãs e cebolas em quatro pedaços, no formato de meia-lua, e coloque-as juntamente com as ameixas no fundo da frigideira.
  4. Adicione uma xícara e meia de vinho tinto seco e duas colheres de sopa de açúcar mascavo às frutas, misture bem e leve ao fogo para amaciar as frutas.
  5. Após levantar fervura, adicione dois pauzinhos de canela, dentes de uma cabeça de alho (com casca) e passas brancas.
  6. Coloque a picanhas suínas sobre as frutas, desligue o fogo e cubra os ingredientes com papel alumínio. 
  7. Leve a frigideira ao forno pré-aquecido a 200ºC e deixe por 45 minutos. 
  8. Após esse período, remova o papel alumínio e deixe assar por mais 30 minutos em descoberto.
  9. Para espessar o molho no fundo da frigideira, remova os ingredientes e leve o caldo da panela ao fogo. Adicione duas colheres de sopa de água e meia colher de sopa de amido de milho e deixe ferver até engrossar.

Prontinho! Agora é só fatiar sua picanha e montar um belo prato para servir com o molho e as frutas cozidas no vinho. E, é claro, registrar a foto do seu belo prato e compartilhar nas redes sociais. Não se esqueça de marcar a hashtag #CeiaPifPafcomPaixão e o nosso Insta @pifpafalimentos!

Prontinho! Agora é só fatiar sua picanha e montar um belo prato para servir com o molho e as frutas cozidas no vinho. E, é claro, registrar a foto do seu belo prato e compartilhar nas redes sociais. Não se esqueça de marcar a hashtag #CeiaPifPafcomPaixão e o nosso Insta @pifpafalimentos!

Até a próxima!

COMPARTILHE ISSO:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *