Receitas

Aprenda 5 receitas de Dia das Mães rapidinhas e deliciosas!

O Dia das Mães é tradicionalmente marcado por almoços especiais em família, e as receitas para o Dia das Mães são uma preocupação à parte para muitas pessoas. Afinal, a data pede paralsair do tradicional quando o assunto é o cardápio.

Mas, é interessante perceber que inovar nas receitas pode ser simples quando você tem, à mão, receitas bem explicadas. Dos cortes tradicionais ao mais requintados, há sempre muitas variedades de pratos para saborear na data.

Então, para que esse dia seja ainda mais memorável, preparamos 5 sugestões de receitas para o Dia das Mães!

1. Lombo desfiado com chutney de manga, passas, cebola e batata

Simples e com o toque que um bom molho agridoce confere aos pratos, o lombo desfiado com o chutney de manga, uvas passas, cebola e batata é uma receita que fará o dia das mães bastante apetitoso. Com poucos ingredientes, essa é uma receita “vapt vupt”, que ainda reserva o sabor do agridoce.

Ingredientes

  • 1 peça de lombo suíno temperado;
  • 3 cebolas;
  • 4 batatas;
  • 1 pote de chutney de manga — aproximadamente 200g;
  • sal a gosto;
  • tomilho a gosto;
  • azeite a gosto.

Modo de preparo

Fatie a peça de lombo e depois frite-a em uma panela com azeite. Lembre-se que a peça já é temperada e não precisa de sal. Depois que a carne dourar, retire-a do fogo e reserve. A ideia aqui é para além de dar uma cor e textura mais passada à carne suína — que sempre deve ser bem passada —, deixar o corte mais macio na hora de desfiar, facilitando essa etapa.

Enquanto isso, fatie a cebola ao seu modo — em cubinhos ou em rodelas — e reserve. Agora com a peça de carne suína mais fria, é hora de desfiar para dar aquela textura inconfundível do prato.

Com um garfo e faca, corte pedaços da carne e depois desfie cada fatia com as mãos, ou se preferir, use um desfiador. Reserve a carne e, agora frite a cebola na frigideira com azeite, em fogo médio, sempre mexendo para que ela não queime. Assim que a cebola dourar, acrescente o lombo desfiado e deixe fritar por 5 minutos, sempre mexendo. 

Já para a batata, você deve fazer de maneira rústica, cortando cada uma em pedaços generosos, temperando com sal, azeite e o tomilho. Depois, basta levá-las ao forno por 40 minutos, e assim que elas dourarem, basta retirar. elas devem ficar um pouco consistentes e sequinhas, para criar o contraste com a textura macia e úmida do lombo desfiado.

Com tudo à mesa, coloque o chutney de manga para você temperar o prato ao seu modo. A carne suína combina perfeitamente com o sabor agridoce. Bom apetite!

2. Linguiça mineira coberta com provolone e legumes, acompanhada de fritas e salada

linguica mineira e outra aposta para receitas no dia das maes

Um churrasquinho rápido nas receitas para o Dia das Mães cai muito bem. Essa é a proposta da linguiça mineira coberta com queijo provolone e legumes. Já se você não quiser o trabalho de montar a churrasqueira e limpá-la, pode fazer este prato ao forno.

Ingredientes

Modo de preparo

Primeiro, atravesse a linguiça com os 2 palitos de churrasco, para travar a peça. Se você for fazer a peça na churrasqueira, deve acender o fogo e assar primeiro de um lado, e depois colocar as fatias de provolone do lado assado. E em seguida, coloque a jardineira primavera por cima da carne assada e cubra com mais alguns pedaços do provolone. Para que assim que o queijo derreter, “segurar” os pedaços de legume.

Já se você for fazer ao forno, pode colocar o provolone e a jardineira primavera em cima, e mais uma camada de queijo, pois, no forno, assa tudo por igual.

Nos dois casos, deixe a linguiça assar e o queijo derreter bem, e assim que ficar pronto, pode retirar do fogo.

Agora, frite as batatas palito em uma panela com óleo, e depois tempere-as com sal. Para quebrar um pouco do sabor acentuado da linguiça, faça uma salada com a alface americana e tomate em rodelas. Tempere com um pouco de sal e azeite.

Está pronto esse prato que é delicioso e de simples preparo. Bom apetite!

3. Legumes ao forno com azeite

Unir vários ingredientes em um prato mais elaborado e que faz todos eles ficarem com uma textura parecida. Assim são os legumes ao forno, uma refeição saudável e bastante saborosa para completar a lista de receitas para o Dia das Mães.

Ingredientes

  • 2 abobrinhas;
  • 2 berinjelas;
  • 2 cebolas;
  • 2 pimentões vermelhos;
  • 1 jardineira primavera;
  • orégano a gosto;
  • sal a gosto;
  • azeite a gosto.

Modo de preparo

Fatie todos os legumes em cubinhos — exceto a primavera, que já vem pronta — e coloque-os em uma travessa grande. Então, tempere-os com sal e orégano, misturando todos os ingredientes.

Em seguida, coloque os alimentos em uma forma ou refratário, e passe azeite a gosto. Leve ao forno por 45 minutos em fogo a 230ºC, ou até que os ingredientes fiquem assados totalmente.

Sirva logo em seguida, aproveitando que tudo está quentinho. Se sobrar depois do almoço, você ainda pode fazer algumas torradinhas e aproveitar esse recheio delicioso.

4. Costela suína assada com mel, tomilho e batatas rústicas

costela suina e otima receita para a data das maes

Essa versão de costela suína é uma das receitas para o Dia das Mães que une o sabor acentuado da carne farta em gordura, com o doce do mel, que fica com o paladar bem discreto. Para completar a receita, acompanhe com salada verde e arroz branco.

Ingredientes

  • 1 costela suína;
  • sal;
  • azeite;
  • 5 batatas grandes;
  • tomilho;
  • 2 limões;
  • 2 colheres de sopa de mel.

Modo de preparo

Coloque a costela em uma travessa grande e tempere-a com sal a gosto, azeite e o suco dos limões. Deixe a carne curtir por 30 minutos nessa mistura. Enquanto isso, corte as batatas em pedaços generosos e tempere-as com sal e azeite.

Agora, acenda o forno a 230ºC, cubra a costela com papel alumínio e asse por 30 minutos. Assim que chegar ao tempo certo, com muito cuidado, abra o forno e retire o papel alumínio da forma.

Então, espalhe as batatas pela forma junto à carne e, com um pincel de cozinha, pincele o mel por cima da costela. Por fim, jogue o tomilho na carne e batatas.

O mel dará além do sabor, a cor mais queimadinha à carne. A costela deve ir de novo ao forno por 45 minutos, na mesma temperatura — 230ºC. Assim que a peça dourar por completo, pode retirá-la do fogo e servir. As batatas ficarão mais durinhas, pois a ideia é que elas fiquem estilo rústicas. Bom apetite!

5. Fricassê de frango

Essa receita de fricassê fica mais molhadinha e para acompanhar, leva batata palha. Confira o passo a passo:

Ingredientes

  • 1kg de peito de frango desfiado;
  • 1 lata de milho;
  • 1/2 lata de creme de leite;
  • 1 xícara de chá de água;
  • 300 g de muçarela fatiada;
  • 1 copo de requeijão cremoso;
  • 100 g de batata palha;
  • azeite;
  • sal a gosto.

Modo de preparo

Para fazer o creme, bata os seguintes ingredientes no liquidificador: requeijão, creme de leite, água e milho. Assim que a mistura ficar homogênea, desligue.

Agora, refogue o frango desfiado em uma panela com azeite e assim que ele dourar um pouco, acrescente o creme. Deixe o caldo curtir na carne por 5 minutos, em fogo baixo.

Então, em uma travessa grande, coloque o frango desfiado e temperado com sal, e despeje a mistura por cima, até cobrir a ave. Ao final, coloque a muçarela, cobrindo todo o refratário e finalize com a batata palha.

Leve a travessa ao forno a 230ºC, por até 30 minutos, e depois é só retirar e servir com arroz, que pode ser inclusive a versão integral. Assim essa receita de Dia das Mães fica muito saudável.

Ficar em casa no domingão com a família e ainda saborear receitas deliciosas, não tem preço. Isso é essencial para que o momento seja ainda mais reconfortante, além de saborosíssimo com essas receitas para o Dia das Mães.

E você, já tem ideia de qual receita fazer para esse dia? Compartilhe conosco alguns “truques de mãe” nos comentários abaixo!

COMPARTILHE ISSO:

2 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *