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6 dicas para o seu restaurante vender mais no fim do ano

Conseguir vender mais é, provavelmente um dos maiores objetivos de vários empreendedores. Afinal, o nível de vendas é  um dos principais sinalizadores que o negócio está indo muito bem e é sinônimo de bons retornos financeiros. Concorda? Porém, se a missão fosse simples, não tinha tantos gestores querendo saber o que podem fazer para melhorar o desempenho do negócio no mercado. 

Com um bom planejamento e algumas estratégias eficazes, você já consegue perceber que o faturamento apresenta boa melhora. Então, o que pode ser feito para vender mais no restaurante? É o que respondemos neste artigo. Confira algumas dicas que vão ajudar bastante nesse processo!

1. Conte com fornecedores confiáveis

Antes de tudo, você precisa começar cultivando boas parcerias comerciais. Contar com fornecedores confiáveis, que entregam produtos de qualidade e garantem um prazo menor é fundamental para ter um bom desempenho nas vendas. 

Agora, nesse período de fim de ano, é natural que os estabelecimentos percebam um aumento no volume de clientes. Logo, é a oportunidade ideal para ampliar o faturamento. Contudo, como fazer isso se você não tiver capacidade para suportar o atendimento de todas essas pessoas?

Garantir todos os produtos necessários nas quantidades ideais é o primeiro passo. Afinal, se o cliente chega e pede um prato que não pode ser criado, há o risco de que a venda não seja feita e ele procure outro restaurante para fazer a refeição.

2. Controle o seu estoque de produtos

Por falar na falta de mercadorias — e as consequências negativas que isso traz para o seu negócio —, um bom controle de estoque é a melhor solução. Se você espera um aumento no volume de clientes que visitam o estabelecimento, então deve saber que vai precisar comprar os itens em maiores quantidades (ou com uma frequência mais alta, caso não tenha um espaço grande para armazená-los).

Se o seu restaurante trabalha com a reserva de mesas, fica ainda mais fácil estimar qual será o número total de pessoas atendidas em determinado período e, com isso, prever o aumento na necessidade de produtos para criar os pratos.

Aqui, é importante encontrar meios de evitar tanto as faltas quanto os excessos, que, por se tratar de mercadorias perecíveis, aumentam o risco de sofrer com perdas e desperdícios (o que prejudica as finanças do restaurante).

3. Otimize o espaço interno do salão

Se você espera um aumento no fluxo de cliente no fim do ano, então, faz sentido que otimize o espaço interno do salão para acomodar mais pessoas. Isso vale tanto para a rotina do dia a dia quanto para eventos fechados, como ceias de natal, confraternizações de empresas, festa de ano novo, amigos ocultos e happy hours, por exemplo.

Esse é um bom momento para usar mesas grandes (ou juntar várias pequenas) para receber grandes grupos. Só não se esqueça de planejar bem como vai ficar o novo layout, que precisa facilitar a passagens das pessoas (principalmente dos garçons que precisam ficar transitando para atender com mais agilidade). Porém, ao mesmo tempo, o bem-estar e o conforto dos clientes não podem ser deixados de lado.

4. Varie na decoração

Já que estamos falando de datas com temáticas específicas (black friday, natal e réveillon), por que não colocar uma decoração que seja coerente com essas festividades para vender mais? Aposte em cores e elementos que remetam ao período em questão e deixem claro que o seu estabelecimento está no clima de comemoração — e oferecendo boas ofertas, o que acha?

Aproveite também para adotar essa estratégia dos temas no cardápio. Prepare pratos e drinks diferenciados para chamar a atenção dos clientes e oferecer uma experiência mais especial. Caso a ideia seja viável, é uma excelente forma de destacar o seu restaurante, visto que pessoas satisfeitas têm a tendência de recomendar a empresa para outros consumidores em potencial.

5. Faça a divulgação do restaurante

Se você quer vender mais, precisa aparecer mais e encontrar meios de se destacar dos seus concorrentes. Uma das estratégias para colocar isso em prática é a divulgação em diversos canais, investindo em comunicações como:

  • distribuição de panfletos;
  • cartazes na fachada;
  • carro de som;
  • publicações nas redes sociais.

No que diz respeito às comemorações das festividades de fim de ano, uma boa alternativa é começar a divulgar as promoções e pacotes (se for o caso) com certa antecedência. Algumas pessoas já começam a se programar em novembro, principalmente para terem uma ideia melhor das opções disponíveis e da estimativa de quanto vão gastar.

O mesmo vale para confraternizações que são feitas por empresas e grupos de amigos. Se você anuncia que oferece esses tipos de serviços em seu estabelecimento, as pessoas terão conhecimento, farão reservas e vão ajudar a garantir um mês de dezembro bem movimentado — e com bastante dinheiro no caixa.

6. Aposte no treinamento dos colaboradores

Como conseguir atender a um aumento na demanda com qualidade? Primeiro, o ideal é fazer contratações temporárias. Se essa ação é inviável para a realidade atual do seu negócio, então será necessário investir em treinamento para os colaboradores e garantir as condições de trabalho ideal para que eles não fiquem sobrecarregados (e isso não prejudique a experiência dos clientes).

É importante conscientizá-los a respeito de várias questões como:

  • o tratamento ideal para os mais variados perfis de públicos;
  • as sugestões de comidas e bebidas que existem no cardápio;
  • os novos pratos ou drinks que forem incluídos para fazer uma promoção sazonal;
  • como lidar com a pressão de ter a casa cheia;
  • como lidar com possíveis reclamações.

Para vender mais no restaurante, você precisa criar um bom plano que contempla desde as questões primárias, como a negociação com os fornecedores e a garantia de que terá os suprimentos necessários para o trabalho (sem faltas), até a experiência que é oferecida para os clientes no tempo em que eles permanecem no estabelecimento — e isso é primordial para que essas pessoas retornem e indiquem a casa para outros clientes em potencial.

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